domingo, 27 de maio de 2012

Potiguaras de Sagi Aguardam Senteça em Reintegração de Posse

Doze indígenas Potiguaras da Comunidade de Sagi-Trabanda, localizada no Município de Baía Formosa-RN, aguardam a sentença de mérito na ação de Reintegração de Posse com Pedido de Liminar em que ocupam a condição de réus e que tem como autor empresário do setor imobiliárioCorretores madatário do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Norte - CRECI-RN.

                                                Luciano apresenta Petição de Alegações Finais

O Coordenador do Projeto Dignidade Humana em Ação esteve na Comarca de Canguaretamapara protocolar a petição de Alegações Finais, última oportunidade de defesa dos indígenas antes da sentença de mérito. A peça foi elaborada com a ajuda fundamental do Advogado Popular Gabriel Marinho Pereira, que também é associado da Mutirão.

                                Servidor do Fórum de Canguaretama recebe o processo.

A motivação do empresário do ramo imobiliário é a construção de um Eco-resort, enquanto que os Potiguaras usam a terra tradicionalmente para agricultura de subsistência. Durante as diversas audiencias ocorridas em Canguaretama ficou claro que o empresário nunca exerceu a posse sobre o imóvel que ele denominou de Fazenda Sagi. A defesa do território Potiguara de Sagi-Trabanda é uma das metas do projeto Dignidade Humana em Ação, apoiado pela Brazil Foundation no edital 2012.

                                         Réus e Testemunhas de defesa na Audiencia de Instrução


Mutirão Participa da Capacitação de Gestores Sociais da Brazil Foundation

A Organização Mutirão, que teve o projeto Dignidade Humana em Ação aprovado no edital 2012 da Brazil Foundation, participou entre os dias 04 a 07 de maio, na Cidade de Conservatória - RJ, da Capacitação de Gestores Sociais decorrente da Seleção Anual de Projetos.



A capacitação foi voltada para as pessoas que trabalham com a gestão de projetos e comunicação, sendo a Mutirão representada pelo Coordenador Geral Luciano Falcão e a Voluntária Nicole Larraz.

                                                                    Oficina de Gestao

O projeto Dignidade Humana em Ação tem por objetivo geral diminuir as injustiças ambientais e territoriais em Comunidade Indígenas e Quilombolas do Rio Grande do Norte, especialmente no Quilombo de Acauã, Município de Poço Branco e Sagi-Trabanda, localizada no Municipio de Baía Formosa foi contemplado. Foram mais de 500 projetos a participar da seleção anual, que teve 56 finalistas e 26 aprovados.

                                   Susane Worcman, Vice - Presidente da Brazil Foundation

Após três dias de intenso trabalho, o evento fechou com chave de ouro, gerando muitas emoções positivas entre os 52 gestores participantes e da maravilhosa equipe da Brazil Foundation. Agora é arregaçar as mangas e cumprir todos os objetivos e metas planejadas.

domingo, 6 de maio de 2012

Mutirão será apoiada pela Brazil Foundation

A Organização Mutirão teve o seu primeiro projeto, Dignidade Humana em Ação, aprovado no edital 2012 da Brazil Foundation. O projeto tem por objetivo geral diminuir as injustiças ambientais e territoriais em Comunidades Indígenas e Quilombolas do Rio Grande do Norte. Pretendemos aumentar em 100% a equipe de defensores de direitos humanos, titular em, no máximo dois anos, o Território QUilombola de Acauã e atuarmos em demandas ambientais e territoriais na Comunidade Potiguara de Sagi (Baía Formosa).

Entre os dias 04 a 07 de maio, dois representantes da Mutirão participarão da Capacitação da Brazil Foundation, na Cidade de Conservatória, no Estado do Rio de Janeiro.

Estamos felizes e entusiasmados com a parceria que será firmada com a Brazil Foundation, organização extremamente organizada e profissional.