quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Quiosques de Ponta Negra: Presente de Natal ou de Grego?

Os recursos públicos federais liberados para a execução das obras da Copa do Mundo 2014 foram pessimamente utilizados. As obras além de não terem sido entregues no prazo estipulado (antes da copa), foram realizadas com dispensa de licitação, deixando ao arbítrio da Administração Pública Municipal a liberdade de escolha da empresa a ser contratada. 

Na Praia de Ponta Negra duas obras foram executadas com dispensa de licitação: enrocamento (contenção do calçadão com pedras cujo peso diverge do projeto executivo, estando abaixo do esperado) e urbanização do calçadão.

Na execução das duas obras houve total desrespeito aos direitos humanos dos trabalhadores. Preliminarmente convém esclarecer que a Secretaria Municipal de Obras em nenhum momento pôs em prática um plano de comunicação para com a população que sobrevive mediante o trabalho no local.

Resultado: obras executadas precariamente e várias pendências a serem supridas.


Apagão dos Quiosques 18, 19 e 20: desde o dia 13/12/2014, esses quiosques estão sem energia em função de defeito na prestação de serviços das empresas COLLIER (responsável pelo enrocamento) e RAMALHO MOREIRA (responsável pela transformação do calçadão). Além disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSUR é totalmente omissa ao caso, sobretudo após o registro de protocolo no setor de Iluminação Pública.

O trator responsável pela colocação de pedras na praia de Ponta Negra durante a execução da obra do enrocamento, destruiu a caixa de energia localizada próximo ao Quiosque 20, de Antônio Francisco da Silva. O mestre de obra da empresa Ramalho Moreira foi acionado pelo quiosqueiro sobre a necessidade e importância de ser feita no local uma caixa de energia, o que não ocorreu. 

Resultado: basta chover para a energia enterrada no buraco entrar em curto e distribuir choque entre os turistas e usuários da praia. No dia 13/12 houve uma explosão no local e desde então os quiosques 18, 19 e 20 estão sem energia.

A COSERN já foi acionada e disse que a responsabilidade era da SEMSUR. Esta também foi acionada e adiou a vinda ao local por três vezes. 

Veja as imagens:


                                             Seu Antônio mostra o resultado da explosão



Peça carbonizada após a explosão



                                                A Prefeitura já foi avisada em 4/9/2014

Omissão da Prefeitura: sinalização feita por particulares


                                            Energia no buraco com chuva = curto e explosão

Flagrante no buraco da Prefeitura

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

17/12/2014 - Simulação da Proposta de Reordenamento da Praia de Ponta Negra

Na última quarta feira, 17/12, próximo ao Morro do Careca , ocorreu a primeira simulação da proposta de organização territorial da  Praia de Ponta Negra. Estiveram presentes representantes do Ministério Público do RN, SEMSUR, SEMURB, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Associação dos Quiosqueiros.

     Início das atividades 


    Dra. Gilka da Mata solicita relatórios da simulação

A Associação dos Quiosqueiros da Praia de Ponta Negra explicou e pediu a cooperação de seus associados para as simulações que ocorrerão no mês de dezembro. Na prática a história foi diferente. Os comerciantes pensavam que a operação iria contabilizar o número de mesas e cadeiras para saber se estaria adequado ao que será permitido. 



A simulação cedeu lugar à sensibilização dos comerciantes sobre a importância e objetivo do trabalho. No decorrer da manhã chegaram ao local alguns vendedores ambulantes acompanhados do presidente da ATIPON - Associação dos Trabalhadores Informais de Ponta Negra. O grupo gritou umas palavras de ordem e depois iniciou um diálogo com a titular da 45 ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Dra. Gilka.

 Promotora cercada pela imprensa e trabalhadores 

A operação não recolheu o material dos comerciantes que utilizam a faixa de areia sem autorização  expedida pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos do Município de Natal - SEMSUR. A operação ocorreu até às 12h.

                                                      

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estamos de Volta

Olá pessoas!

Ficamos alguns meses sem realizar nenhuma postagem. Isso não significa que estávamos de férias ou sem trabalhar. Ao contrário disso, estamos atuando na linha de frente das trabalhadoras e trabalhadores da Praia de Ponta Negra, cartão postal do Rio Grande do Norte.

Por falar na Praia de Ponta Negra uma coisa muito desagradável nos vem a mente: o lançamento de esgoto no mar. A CAERN é a responsável pela gestão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgotos.

Infelizmente os números telefônicos fornecidos na conta de água para realização de reclamação e registro de protocolos FUNCIONAM COM EXTREMA PRECARIEDADE. 

No intuito de fazer uma reclamação por falta de água, chegamos a passar duas horas tentando oficializar a reclamação mas sem sucesso. As atendentes, quando fazem o atendimento, fazem de tudo para não fornecer o número de protocolo.

Trecho Crítico: início do calçadão, entre os K1 a K4


A Associação dos Antigos Barraqueiros da Praia de Ponta Negra já protocolou vários ofícios no escritório Zona Sul da CAERN, mas a coisa pública infelizmente é administrada com total incompetência.