sábado, 23 de março de 2013

Justiça do RN ameaça Território Potiguara de Sagi

A Juíza da Comarca de Canguarertama, Daniela Cosmos do Nascimento, julgou procedente o pedido do Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Norte, Waldemir Bezerra de Figueiredo em  Açao de Reintegração de Posse movida contra 11 índios Potiguara da Comunidade Sagi / Trabanda.


CONHEÇA O HISTÓRICO DA LUTA


Bezerra ajuizou ação com pedido de liminar em dezembro de 2007. Como não juntou documentos suficientes para deferimento de práxis da liminar, foi designada audiencia justificatória a qual fora realizada finalmente em 06/03/2008. Na ocasião foram ouvidas apenas as testemunhas do autor, que comprovaram por seus depoimentos a posse antiga dos réus.

Em 01/04/2008, foi publicada decisão interlocutória que determinou a reintegração de posse da Fazenda Sagi ao empresário.

Os réus recorreram da decisão em 11/04/2008 e conseguiram cassar a liminar em 15/04, reformando a decisão proferida juízo da Comarca de Canguaretama.

Os índios ofereceram Contestatação em 28/04/2008. Audiência de Instrução e Julgamento foi marcada para o dia  11/02/2010, ocasião em que os reus apresentaram uma petição de instauração de incidente de Exceçao de Incompetência, alegando ser competencia da Justiça Federal para jultar o caso em virtude do direito territorial indígena.

Em 18/05/2011, a Juíza de Canguaretama proferiu o seguinte despacho:
1. Assumi a titularidade da Comarca em 24/03/2011. 2. Retornei de férias em 04/04/2011. 3. Cumpra-se as determinações do(a) despacho/Decisão/Sentença de fl. 186. 4. À Secretaria para o cumprimento dos expedientes necessários. Canguaretama/RN, 17/05/2011. Daniela do Nascimento Cosmo Juíza de Direito  

Em 12/04/2011 a juíza determinou que a FUNAI fosse oficiada sobre o envolvimento de indígenas na área em litígio. 

Devido a omissão da FUNAI ,  a juíza se determinou competente para julgar a causa, designando audiencia de instrução para o dia 28/09/11 e inspeção judicial para 19/12/11 e 06/02/0212. 

Em 21/05/12, os reús apresentaram Alegações Finais, requerendo a IMPROCEDENCIA  dos pedidos do autor, principalmente pelo fato de NUNCA ter exercido a posse. 

Em 13/03/2013 a Juíza proferiu sentença julgando procedentes os pedidos do autor, determinando a reintegraçao de posse. 

Em 20/03/2013 a Assessoria Jurídica da Organização Mutirão fez carga do processo com objetivo de elaboração do Recurso de Apelação.


Na próxima postagem apresentaremos os principais fundamentos da decisão, bem como os motivos que levaram os réus a recorrerem da decisão.

Alunos do IFRN visitam Quilombo de Acauã

Foi no dia da Poesia, 14/03/2013 que os alunos do Curso de Geologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal, escolheram para visitar a Comunidade Quilombola de Acauã, sediada no Município de Poço Branco distante 70 KM de Natal.

Onibus do IFRN em frente a AMQA

A iniciativa partiu de uma articulação realizada pela Professora Erineide da Costa e Silva do IFRN, Campus Natal, que entrou em contato com representantes da Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã e da Organização Mutirão, Franscica Catarino e Luciano Falcão, respectivamente.

Sede da Associação Quilombola

Os alunos do IFRN leram poesias, tocaram e cantaram para os presentes, especialmente para as crianças. As pessoas da Comunidade fizeram dinamicas de integração e apresentaram a dança da farinhada.

Quilombolas da Cunhã

Foi um dia diferente na Cunhã, sendo encerrada as atividades com um lanche. Abaixo algumas fotos da visita.

Agradecimentos e Futuras Parcerias



Cunhã do Futuro
Alunos do IFRN emocionados...


Lideranças!!!

Todas as gerações


Conversa

Deslocamento e regulador de temperatura

Costura Nega Tula

Dona Zuleide na labuta


Mutirão da Fé

Despedida






domingo, 17 de março de 2013

Sítio Alice e o Dia da Poesia

A Cidade de Poço Branco/RN e o QUilombo de Acauã receberam na última quinta-feira, 14/03/13, quando também se comemora o dia da poesia, a visita dos alunos do curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

                                                Estudantes do IFRN no Quilombo da Cunhã 

Na sede do Município de Poço Branco, a comitiva do IFRN visitou e conheceu a belísssima experiencia permacultural do Sítio Alice, que enfrenta perseguições e atos de vandalismo e destruição praticados pelo atual Prefeito Maurício Menenses.


                                                                Placa do Sítio Alice
 
Explicando melhor: no ano passado (2012), o Prefeito de Poço Branco objetivando construir um Mirante Comercial (finaciado pelo Ministério do Turismo e Caixa Economica Federal) determinou a destruição de 1 hectare de agrofloresta existente no Sitio. O Coordenador do Sítio, Aurélio Dantas acionou a Assessoria Jurídica da Organização Mutirão e ingressou com ação de manutenção de posse contra o Município, obtendo decisão liminar favorável .

                                  Chegada da Professora e Alunos do IFRN ao Sítio Alice

Os visitantes foram convidados a realizar o ritual de passar pelas hortas mandalas existentes no Sítio sendo-lhes prestadas informações sobre o processo de criação e funcionamento delas.


                                                     Caboclo explica o Ritual da Mandala

Na ocasião puderam aprender como funciona do desidratador de frutas solar, que naquele momento estava sendo utilizado para produzir bananas passas.


                                                       Aurélio apresenta o desidratador
Os visitantes percorreram ainda a bioconstrução de taipa, onde funcionam um banco de sementes e o escritório do agricultor familiar.


                                                           Na sede do Sítio Alice


                                                   Aurélio fala sobre reflorestamento

                                                 Estudantes visitam o banco de sementes

A visita foi concluída embaixo do juazeiro, ocasião em que os presentes puderam conhecer e saborear o
fruto da árvore que resiste as fortes secas da região.

                                Em clima de descontração foi concluída a aula de campo no sítio.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Quilombo de Acauã no Dia da Poesia

Na próxima quinta-feira, 14/03/2013, o Quilombo de Acauã, localizado na zona rural do Município de Poço Branco /RN (distante 70KM de Natal) sediará um grande evento multidisciplinar e interinstitucional. No dia dedicado a poesia, a programação prevista é a seguinte:

DIA 14/03/2013 – Dia da Poesia
08 h - SAÍDA: NATAL – CNAT
09 h – chegada a Poço Branco – visita ao Sítio Alice – tema: Agroflorestas e Mandalas e leitura da paisagem da Barragem...
09: 30: Acauã. Roda de conversa: Café com a comunidade e Sarau literário.
Mediadores:
Profª. Maria Nazaré A. da Silva;
Líder da Comunidade: Francisca Catarina;
Profª. Maria Sônia Felipe de A. Pereira
Advogado: Luciano Falcão
10h: 30min – Vivências/intervenção na Comunidade: oficinas ministradas por alunos.
12 h. Retorno para Natal.

O evento é fruto de uma parceria entre Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã, Organização Mutirão, Sítio Alice e Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

A Organização Mutirão conta com o apoio da Associação Brazil Foundation, mediante o apoio do projeto Dignidade Humana em Ação.

Já a Associaçao dos Moradores do Quilombo de Acauã é apoiada pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Prof. Nazaré, Liderança Quilombola