quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Mutirão Exige Licenciamento Ambiental de Sucata na Vila de Ponta Negra

A Organização Mutirão solicitou do Ministério Público Estatual, representado pela 71ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, que exigisse a Licença Ambiental do empreendimento conhecido por "Sucata do Baiano", localizado na Rua João Santana, vizinho ao nº 28, Vila de Ponta Negra. 



Fachada da Sucata do Baiano ao lado de Berçário



Atualmente tramita na 71ª PJDMA, o Procedimento Preparatório nº 06.2018.00000385-6, que tem por objetivo apurar a reclamação de poluição ambiental realizada pela Sucata do Baiano, na Vila de Ponta Negra.

Após requisição Ministerial, fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, SEMURB, estiveram na Sucata do Baiano, porém, não o notificaram em razão da sua ausência.

Em audiência realizada em 25 de julho de 2018, na sede do Ministério Público Estadual, representantes da Organização Mutirão aproveitaram para tratar de outros assuntos relativos a Resíduos Sólidos e Terrenos Baldios na Vila de Ponta Negra.

Promotoria realizará nova audiência em agosto

Como deliberações da audiência, o reclamado ficou responsável em apresentar comprovação do controle de pragas realizados nos últimos seis meses. Ficou acertado ainda que em 28/8/2018, às 10h e 30min, ocorrerá nova audiência com a presença fundamental da SEMURB.

Turismo de Base Comunitária em Maracajaú

               A Organização Mutirão vem desenvolvendo um trabalho de assessoria técnica e popular junto à Associação do Turismo de Base Comunitária de Maracajaú, criada em julho de 2010, com objetivo de assegurar o direito do pescador/nativo ao trabalho de transporte de passageiros/turistas aos Parrachos, localizado na Área de Preservação Ambiental de Recifes de Corais, que engloba os Municípios de Toros, Maxaranguape e Extremoz.








                   O trabalho de assessoria jurídica popular foi retomado pela Organização Mutirão em julho de 2018, quando a Empresa Parrachos Praia Clube, representada pelo Sr. Rafael Excel, convidou o Advogado Popular Luciano Falcão para coordenar o trabalho de assessoria jurídica com objetivo de resgatar a Associação do Turismo de Base Comunitária de Maracajaú, criada em julho de 2010.

                                Rafael apresenta a proposta de parceria 

                      Até o momento foram realizadas 4 reuniões com objetivo de apresentação da proposta de parceria Parrachos Praia Clube / ATBCM e 2 assembleias gerais extraordinárias para eleger a Junta Governativa Transitória e o Sistema Diretivo mandato 2018-2020.

                                  Empresa propões parceria com Associação local