O ônibus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi buscar na manhã de hoje, 16/02/12, quarenta e quatro indígenas Potiguaras da Comunidade Sagi Trabanda, última praia do litoral sul do Rio Grande do Norte.
O objetivo era a participação da Aula Magna do curso de Direito, que foi realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que se deu mediante a apresentação de um Toré (ritual sagrado indígena) e da participação na mesa do Cacique Manoel Leôncio, o Manelzinho do Sagi.
Após a apresentação do Toré foi formada uma mesa para tratar sobre o tema da Questão Indígena, sendo iniciada a fala pelo Cacique Manelzinho, que relatou os gravíssimos problemas por que passa a sua Comunidade. Falta praticamente tudo: do transporte a educação, passando pela saúde, terra e outros direitos fundamentais.
Cacique Manelzinho relata alguns problemas de Sagi
Os indígenas de Sagi retornam para sua comunidade após o almoço oferecido pelo Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti do Curso de Direito, esperançosos de que conquistaram mais alguns aliados na luta pela materialização de seus direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário