sábado, 28 de julho de 2012

Sucesso Total na I Oficina de Alimentação Viva

A parceria firmada entre a Mutirão, Casa Aho e a associada Nicole Larraz Massa para a realização da primeira Oficina de Alimentação Viva foi um verdadeiro sucesso. O evento ocorreu durante o último sábado, 28/07/2012, num belo dia de sol. Os trabalhos foram iniciados oficialmente com uma breve sessão de alongamentos. 
                                          Yoga para dar início aos trabalhos

O evento contou com a participação de oito pessoas, sendo duas delas convidadas. Apesar do planejamento teório, a oficina foi realizada essencialmente nos aspectos práticos, contando com a participação ativa do público.

                                          Base teórica da Facilitadora da Oficina

Com um pequeno atraso de uma hora, a oficina teve início as 10h, tendo como atividade prática a preparação do suco verde, com pelo menos duas variedades de ingredientes.

                                            Alimentação Viva a todo vapor

Por ocasião dos trabalhos, além do suco e do yoga inicial, foram preparados o belo almoço e a sobremesa, com variedades fantásticas.

                                                    Almoço rico em nutrientes
As maravilhosas tortas de sobremesa tiveram como base o rico alimento que é a castanha do pará, cobertura de creme de maracujá, tamara, ameixa e coco.
Delícias sem açúcar

As pessoas participantes sairam super satisfeitas do trabalho. Durante a oficina foram expostos alguns dos excelentes produtos comercializados pela Casa Aho.

                                                     Produtos Aho Ervas

O evento contou ainda com a parceria fundamental do Presidente da Associação dos Antigos Barraqueiros de Ponta Negra, que cedeu vinte e cinco cocos a preço de custo.

                                            Alegria Alegria!

As pessoas já sairam do local ansiosas para a data do próximo evento a ser promovido pela Casa Aho.
                                       Nicole Passos, coordenadora da Casa Aho

A Mutirão agradece a todas as pessoas envolvidas e fundamentais para a realização dessa iniciativa. Aho

terça-feira, 17 de julho de 2012

CAERN Neglicencia Direito Humano à Água

Hoje completam vinte dias que o terceiro trecho do calçadão da Praia de Ponta Negra, que vai do Astral Sucos ao final da orla, que os quiosqueiros estão sem abastecimento regular de água. O proprietário do quiosque 21 discorre com insatisfação que, no mesmo dia, ligou 18 vezes para a CAERN reclamando da situação caótica pela qual passa seu estabelecimento.
Quiosqueiro desabafa sua insatisfação com a CAERN

Na ação cautelar movida pelo Ministério Público contra a CAERN o governo do Estado do RN apresentou petição solicitando o ingresso na ação como assistente litisconsorcial para atuar no polo ativo da ação. No entanto, com o serviço público de péssima qualidade prestado pela CAERN, a Associação dos Antigos Barraqueiros de Ponta, que também requererá seu ingresso na ação, requererá que a empresa pública componha o polo passivo. Detalhe é que todos os hotéis e restaurantes localizados na rua de cima estão com abastecimento regular. Botaremos a "boca no trombone" nas redes sociais e encaminharemos as medidas legais de praxe.

Casa Aho e Mutirão Promovem Oficina de Alimentação Viva

A Organização Mutirão tem por missão promover direitos humanos na perspectiva da multidisciplinariedade. Todos os direitos humanos são fundamentais para uma vivência com dignidade, no entanto alguns direitos precedem outros. Não há como se falar de outros direitos humanos se não houver vida . Para que haja vida é fundamental o gozo do direito humano a alimentaçao adequada. Ciente deste direito humano fundamental é que a Organização Mutirão em parceria com a Casa Aho promoverá, com facilitação da associada Nicole Larraz Massa, a primeira Oficina de Alimentação Viva. A terra é um mundo escola e, pensando nessa reflexão é que concluímos que precisamos aprender a aprender. Somos o que comemos e precisamos utilizar muito bem o nosso livre arbítrio na escolha dos aliementos que constituirão nosso ser.


Tenhamos tod@s uma excelente vivência e aprendizado! Axé!

domingo, 15 de julho de 2012

Projeto Dignidade Humana em Ação é Executado pela Mutirão

O Projeto Dignidade Humana em Ação apoiado no edital 2012 da Associação Brazil Foundation (http://www.brazilfoundation.org/portugues/index.php) segue em execução pela Organização Mutirão. Na noite do último sábado, 14/07/2012, por ocasião da reuniao mensal d@s associad@s da Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã o Coordenador Geral da Mutirão, Luciano Falcão, esteve na Comunidade Quilombola acompanhado pela estagiária Maria Lidiane Apolinário da Silva para desenvolver atividades do projeto.


Por ocasião da reunião foi explicado sobre as ações judiciais que serão ajuizadas pela AMQA , bem como a necessidade da organização dos documentos que instruirão a demanda. O projeto propiciará condições da associação quilombola ingressar com ação a ser movida contra o INCRA/RN com o objetivo de obter condenação em obrigação de fazer, consistente na conclusão do procedimento administrativo de titulação do Território Étnico do Quilombo de Acauã em, no máximo, em dois anos.

A AMQA é coordenada por MULHERES

Além de assessoria jurídica e advocacia popular, o projeto promoverá também a avaliação nutricional de 44 crianças, entre 05 e 11 anos de idade, que estudam na Escola Municipal Francisca Catarina. Tal ofício ficará a  cargo das Nutricionistas Nicole Bernardi e Marina Morena.

Alguns presentes a reunião pousam para foto

O projeto contará ainda com o apoio de voluntários do Grupo Egbé de Capoeira Angola na organização das provas da ações que serão ajuizadas em contrapartida do fortalecimento do grupo de capoeiragem.

Luciano e Catarino

sábado, 14 de julho de 2012

Quiosqueiros Buscam Novos Pontos para Relocação

Com a decisão judicial liminar proferida nos autos do processo nº 0124955-54.2012.8.20.0001, da 3ª Vara de fazenda Pública da Comarca de Natal, os trechos 01, 02 e 03 (que vai do início ao fim do calçadão) da Praia de Ponta Negra deverão ser isolados. Além disso, os órgãos municipais competentes deverão providenciar a realocação e ordenação dos comerciantes que desenvolvam suas atividades em quiosques na área interditada. Após a reunião de ontem, 13/07/2012, com o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Natal, SEMSUR, Luiz Antônio, uma comissão formada pelos proprietários dos quiosques atingidos, pelo Presidente da Associação dos Antigos Barraqueiros de Ponta Negra e pelo Coordenador Geral da Organização Mutirão percorreu o calçadão da praia em busca de locais ondem pudessem ser realocados.

Proprietários dos Quiosques atingidos 

A caminhada teve início as 10h, do último sábado 14/07, no início do calçadão. Os quiosques de nº 13, 14, 15, 16, 17 e 18 deverão ser realocados pelo Poder Público Municipal para locais onde possoam, temporariamente exercer suas atividades de subsistências. No trecho 01 do calçadão da praia poderão ser instalados dois quiosques, especialmente entre os quiosques 01 e 03, conforme os registros fotográricos abaixo:


Trecho entre os quiosque 01 e 02


Trecho entre os quiosque 02 e 03

Também foram apontados como soluções, os espaços entre os quiosques 21 e 23 (dois locais), a base do quiosque de nº 28 e 30, além de espaços no próprio calçadão.








A Organização Mutirão está antenada ao fiel cumprimento da decisão liminar, visto que os proprietários dos quiosques estão cansados de ser enganados pela SEMSUR, que tem buscado empurrar o problema com a barriga.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mutirão Defende Nativos da Vila de Ponta Negra

Fato público e notório na Praia de Ponta Negra, zona sul da Cidade de Natal, é o avanço do mar e a destruição do calçadão, local onde ficam localizados os Quiosques, administrados por antigos Donos e Donas de Barracas. Os Quiosques vieram após a urbanização da praia, ocorrida no ano de 2000 na gestão da então Governadora Vilma Maia.

Registro realizado em fevereiro de 2012

No início do mês de julho, após uma grande ressaca do mar, a situação ganhou repercussão nacional ao ser veículada matéria no Jornal Nacional, da TV Globo, gerando a propositura de uma ação cautelar pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente contra o Município de Natal. Em decisão liminar, o Juíz Plantonista determinou e interdição de todo o calçadão da Praia de Ponta Negra, a realocação dos Quiosques, bem como a nomeação de dois peritos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para apontar situações técnicas de recuperação da orla da praia a curto, médio e longo prazo.

O Secretário da SEMSUR - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Luiz Antônio, responsável pela gestão da orla da praia esteve com o Chefe de Gabinete da Prefeitura reunidos com associados e associadas dos Quiosques e Locadores de Cadeiras, na noite da sexta-feira 13/07/2012, para tratar das consequencias da decisao judicial, dentre as quais a interdição e o realocamento dos quiosques que estão situados nas áreas a serem interditadas.

Trabalhadores atingidos dialogam com o Secretário medidas emergenciais

A Associação dos Antigos Barraqueiros de Ponta Negra - AABPN, Presidida por Aldemir Henrique, vem sendo assessorada juridicamente desde o mês de abril pelo Falcão Advocacia Popular e pela Organização Mutirão, estabelecimentos profissionais com sede na Vila de Ponta Negra.

Luciano Falcão explica detalhes técnicos da decisão judicial

Por ocasião da reunião, as pessoas presentes puderam fazer uso da palavra para levantar dúvidas e propor soluções no realocamento dos quiosques, medida que será executada a partir de segunda, 16/07/2012. O trabalho para as associações locais já tem atividade agendada para o próximo sábado,14/07/2012, a partir das 9h e 30min, consitente em percorrer a orla, listar os quiosques desajolados e propor o realocamento para os locais que aprestem condiões de receber.

 Pessoas questionam sobre suas situações de seus epreendimentos

Na manha do próximo sábado, 14/07/2012 reunir-se-ão represenatantes dos quiosques, percorrer a praia e construir um proposta de realocamento. 

 Tradutor Cultural esclarece os trabalhores e trabalhadoras da praia.

domingo, 1 de julho de 2012

FUNAI-RN realizará reuniao em Sagi-RN

Na próxima terça-feira, 03/07/2012, o responsável pela Coordenação Técnica Local da FUNAI em Natal, Martinho Andrade estará reunido com a Comunidade Potiguara de Sagi-Trabanda com o objetivo de validar o diagnóstico participativo, etapa fundamental no procedimento de demarcação da terra indígena.

Rio Guaju: divisa do RN com a PB

O Coordenador Geral da Organização Mutirão, Luciano Falcão, participará da reunião e aproveitará a chegada com antecedência ao Sagi para executar atividades com os Potiguaras do Projeto Dignidade Humana em Ação, contemplado no edital 2012 da Brazil Foundation ( http://www.brazilfoundation.org/portugues/index.php ).


Na oportunidade ainda saberemos das novidades vividas pelos quatro representantes da Comunidade que estiveram na Cùpula do Povos, evento que ocorreu em paralelo a Rio mais Vinte, na segunda quinzena do mês de junho.

44ª Reunião do Conselho Gestor APA de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros

No próximo dia 05/07/2012, as 9h, na sede do Ecoposto em Maracajaú-RN ocorrerá a 44ª reunião do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental de Recifes de Corais de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros.

A reunião terá a seguinte pauta:
1. Informes;
2. Leitura da ata da 43ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APARC;
3.  Posse dos Novos Conselheiros do Conselho Gestor da APARC. 

Na oportunidade da posse dos novos conselheiros será materializada uma reivindicação há muito pleiteada pela Associação do Turismo de Base Comunitária de Maracajaú - ATBCM: a ocupação do cargo de conselheiro.

Foram indicados os seguintes nomes pela  ATBCM:
1. Titular: JAIR CLEMENTE RODRIGUES, o Giraia;
2. Primeiro Suplente: JOSÉ MARIA DO NASCIMENTO;
3. Segundo Suplente: LUCIANO RIBEIRO FALCÃO.

Mais uma meta do Projeto Turismo Alternativo de Base Comunitária, executado pela Mutirão em parceria com o Falcão Advocacia Popular e ATBCM será alcançada. Parabéns aos envolvidos nessa luta incessante.