sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mutirão Defende Nativos da Vila de Ponta Negra

Fato público e notório na Praia de Ponta Negra, zona sul da Cidade de Natal, é o avanço do mar e a destruição do calçadão, local onde ficam localizados os Quiosques, administrados por antigos Donos e Donas de Barracas. Os Quiosques vieram após a urbanização da praia, ocorrida no ano de 2000 na gestão da então Governadora Vilma Maia.

Registro realizado em fevereiro de 2012

No início do mês de julho, após uma grande ressaca do mar, a situação ganhou repercussão nacional ao ser veículada matéria no Jornal Nacional, da TV Globo, gerando a propositura de uma ação cautelar pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente contra o Município de Natal. Em decisão liminar, o Juíz Plantonista determinou e interdição de todo o calçadão da Praia de Ponta Negra, a realocação dos Quiosques, bem como a nomeação de dois peritos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para apontar situações técnicas de recuperação da orla da praia a curto, médio e longo prazo.

O Secretário da SEMSUR - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Luiz Antônio, responsável pela gestão da orla da praia esteve com o Chefe de Gabinete da Prefeitura reunidos com associados e associadas dos Quiosques e Locadores de Cadeiras, na noite da sexta-feira 13/07/2012, para tratar das consequencias da decisao judicial, dentre as quais a interdição e o realocamento dos quiosques que estão situados nas áreas a serem interditadas.

Trabalhadores atingidos dialogam com o Secretário medidas emergenciais

A Associação dos Antigos Barraqueiros de Ponta Negra - AABPN, Presidida por Aldemir Henrique, vem sendo assessorada juridicamente desde o mês de abril pelo Falcão Advocacia Popular e pela Organização Mutirão, estabelecimentos profissionais com sede na Vila de Ponta Negra.

Luciano Falcão explica detalhes técnicos da decisão judicial

Por ocasião da reunião, as pessoas presentes puderam fazer uso da palavra para levantar dúvidas e propor soluções no realocamento dos quiosques, medida que será executada a partir de segunda, 16/07/2012. O trabalho para as associações locais já tem atividade agendada para o próximo sábado,14/07/2012, a partir das 9h e 30min, consitente em percorrer a orla, listar os quiosques desajolados e propor o realocamento para os locais que aprestem condiões de receber.

 Pessoas questionam sobre suas situações de seus epreendimentos

Na manha do próximo sábado, 14/07/2012 reunir-se-ão represenatantes dos quiosques, percorrer a praia e construir um proposta de realocamento. 

 Tradutor Cultural esclarece os trabalhores e trabalhadoras da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário