A Organização Mutirão em parceria com o Grupo Egbé de Capoeira Angola promovem a arte, educação e cultura na Vila de Ponta Negra, Comunidade Tradicional localizada na zona sul do Município de Natal-RN. Desde o mês de fevereiro do corrente ano, membros do Egbé, objetivando a formação de gerações vindouras de angoleiros, iniciou um trabalho com doze crianças da Vila de Ponta Negra. Além de oficinas e roda de capoeira angola semanais, o trabalho contribuiu para implementar o reforço escolar e promover uma educação popular utilizando-se da metodologia da capoeira angola, musicalidade, canto, teatro, brincadeiras, ancestralidade.
Na última segunda-feira, 25/06/2012, o coordenador geral da Mutirão levou cinco pequenos angoleiros para verificar as medidas junto a Costureira, Dona Neide (mãe da surfista Gilvanilta Ferreira, também apoiada pela Mutirão e pelo Falcão Advocacia Popular), com objetivo de confeccionar os uniformes das crianças, consistente em calça preta, camiseta amarela e tênis. Na Capoeira Angola que segue a escola do Mestre Pastinha utilizamos esse uniforme ao invés de calças e camisas brancas e pés nús. As cores amarela e preta representavam as cores do Ipiranga Futebol Clube, time por quem o Mestre nutria muito amor.
Agoleirinhos pousam para foto
Organizamos uma viagem até a casa de Dona Neide quem aferiu as medidas apoiada pela surfista amadora e campeã brasileira 2011, Gilvanilta Ferreira. O objetivo é envolver as pessoas da comunidade em toda a linha de produção da confecção da vestimenta das crianças.
Gilvanilta conta sua experiencia no surf internacional
Todos os reponsáveis pelas crianças foram informados sobre a ida na casa da costureira e o objetivo pelo qual iriam. As crianças além de se divertirem se comportaram com legítimos angoleiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário