sábado, 30 de junho de 2012

Mutirão e Turismo de Base Comunitária em Maracajaú

A Organização Mutirão e o Falcão Advocacia Popular mantém uma parceria/assessoria com a Associação do Turismo de Base Comunitária de Maracajaú, ATBCM, criada em 18/07/2010, para atingir as seguintes finalidades:
 I. Promover o turismo de base comunitária; 
II. Promover a defesa do meio ambiente, do patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico;
III. Promover o desenvolvimento local;
IV. Promover a cultura, a arte, o esporte e o lazer;
V. Representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, ativa ou passivamente, quando expressamente autorizada.

a
 Sócios Fundadores da ATBCM


Em 06/06/2001 foi criada a Área de Proteção Ambiental - APA dos Recifes de Corais nos Municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, por meio do Decreto nº 15.476, pelo então Governador do Estado do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves Filho.

 Logomarca criada por Mieli Mendes, do Egbé Capoeira Angola

A ATBC foi criada com intuito de garantir o direito humano ao trabalho dos pescadores que migraram de atividade laboral passando a exercer o ofício de operadores de turismo de base comunitária na atividade de visitação aos recifes de corais. A distribuição de autorizações para visitação antes era realizada pela Colônia de Pescadores de Maracajaú, no entanto, o seu presidente Evaldo Varela de Paiva, que também é Vereador do Município de Maxaranguape há 03 mandatos, não fazia a justa distribuição entre os pescadores habilitados. Isso gerou uma grande revolta entre os injustiçados e uma série de protestos junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN e ao Conselho Gestor da APA. Nesse contexto foi que surgiu a criação da ATBCM como mecanismo de luta e reinvindicação de direitos. A seguir seguem algumas imagens do belo paraíso de Maracajaú.

Lagoa do Baião


Dunas de Maracajaú

Arrastão alimenta diversas famílias 

Reunião do Conselho Gestor da APA na sede do Ecoposto

Vista da Praia de Maracajaú


Nenhum comentário:

Postar um comentário