terça-feira, 30 de abril de 2013

23 de Abril Virou História no Quilombo de Acauã

A data do título desta postagem entrou para a história da Comunidade Quilombola de Acauã, localizada na zona rural do Muncípio de Poço Branco, Estado do Rio Grande do Norte, distante 70 KM de Natal. E como fato histórico no Brasil vira festa, esta foi comemorada com direito a bolo temático e tudo:

Bolo temático quilombola
 
 
Na manhã da terça feira, 23/04/2013, estiveram presentes na sede da Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã, AMQA: o Superintendente, o Procurador Geral e os Servidores da Divisão Quilombola do INCRA/RN; 04 (quatro) Oficiais e Oficialas da Justiça Federal no RN; os Assessores Jurídicos da AMQA; Diretoria da AMQA; o Coordenador do Sítio Alice; além dos Quilombolas da Comunidade de Acauã. 
 


   
Mesa Cerimonial da Imissão de Posse

A cerimônia foi consenquencia do cumprimento do mandado de IMISSÃO DE POSSE, desdobramento da ação de desapropriação por interesse social (Titulação Territorial Quilombola), em quatro propriedades inseridas no Território Quilombola de Acauã. Decisões dos juízos da  1ª, 3ª e 4ª vara da Justiça Federal no RN determinaram que o INCRA fosse imitido na posse, uma vez que já efetuou o depósito judicial do pagamento das terras e das benfeitorias, após as devidas avaliações realizadas por técnicos da autarquia federal. 


Sebastião, Oficial de Justiça

A imissão do INCRA/RN na posse beneficiará a Comunidade Quilombola de Acauã, que de forma mansa e pacífica tomará posse da Fazenda Amarelona, Sítio São Sebastião e outros dois imóveis. Caso haja resistência dos ex-proprietários o INCRA poderá acionar força policial para efetivar a ordem judicial. O Quilombo de Acauã conta com o apoio e Parceria da Organização Mutirão, do Falcão Advocacia, da Brazil Foundation (projeto Dignidade Humana em Ação) e do Fundo Brasil de Direitos Humanos (projeto O Direito no Quilombo de Zé Cunhã) Veja a seguir alguns registros fotográficos do evento.



 Criançada se fez presente no evento




 Senhor Maurino Catarino viveu na Cunhã Velha e na Cunhã Nova



Assinatura do Termo de Imissão na Posse
Movimentação Intensa da Sede da AMQA




Capoeiras Quilombolas também estavam lá.





Nenhum comentário:

Postar um comentário