quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vila de Ponta Negra diz NÃO ao ENRONCAMENTO da Praia determinado por Carlos Eduardo

Os 03 (tres) segmentos de trabalhadores da Vila de Ponta Negra, Quiosqueiros, Locadores e Ambulantes manifestaram repúdio e indignação com a obra anunciada pela Equipe do Prefeito Carlos Eduardo na Praia de Ponta Negra, em Natal.

Isso porque a decisão do Município vai de encontro ao que foi proposto pela equipe de peritos constituídos no processo movido pelos Ministérios Públicos (MPE e MPF), Governo do RN e Associação dos Antigos Barraqueiros de Ponta Negra contra o Municipio. A ação cautelar de produção probatória foi ajuizada no intuito de se buscar soluçoes técnicas a curto, médio e longo prazo para o processo erosivo que consome a Praia de Ponta Negra.


Duas perícias já foram realizadas e custeadas com dinheiro público. As soluçoes apontadas pelos peritos consistem no ENGORDAMENTO Emergencial da Praia e a utilização de GEOFORMAS FLEXÍVEIS como proteção para se reconstruir o calçadão.

Sobre a técnica do ENROCAMENTO, vejamos os motivos que levaram os PERITOS a NÃO RECOMENDAREM esta solução:

ü  - O valor intrínseco da presença de uma faixa de areia;
ü  - A dificuldade e os custos de se conseguir pedras em tamanho e qualidade adequados para suportar a ação dinâmica das ondas;
ü  - As questões sanitárias (ratos e insetos costumam fazer ninhos nas pedras);
ü - A dificuldade de acesso para banhistas (especialmente surfistas) caminharem sobre as pedras para atingir o mar;
ü  As questões construtivas (deslocamento de grandes blocos de pedra até a beira da PPN);
ü  O tempo de execução da obra (fl. 94, da primeira perícia).


   O Município está usando como referência as obras realizadas na Praia de Boa Viagem-PE, como se aquela localidade fosse referencia para nossa belíssima praia de Ponta Negra. 

    Os maiores afetados com a OMISSÃO DO MUNICIPIO e o AVANÇO DO MAR são os trabalhadores que estão com o pé na areia ganhando o pão de cada dia, isso porque houve categoria que sequer foi mencionada nos documentos preenchidos pelo Municipio que foram responsáveis por decretar o Estado de Calamidade.

    O Canteiro de obras já se instalou hoje. Amanhã terá início uma série de assembléias unificando os 03 segmentos de trabalhadoras e trabalhadores que sobrevivem da praia.

Maquina inaugura canteiro de obras em Ponta Negra




 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário